As reclamações do PT
Ministros petistas têm definido o terceiro mandato de Lula como um governo com “profundas contradições” e de “opiniões muito distintas sobre questões estratégicas”.
Eles temem que a situação piore com o embarque do Centrão e uma eventual perda de espaço do partido na Esplanada dos Ministérios - embora, até agora, o PT tenha conseguido empurrar a conta para outros aliados.
Como vem mostrando o Bastidor, Lula vai anunciar nos próximos dias uma reforma ministerial que atenderá Republicanos, PP e União Brasil - que, em tese, já faz parte da base aliada.
A gestão petista enfrenta dilemas em temas como a exploração de petróleo na margem equatorial do Amazonas, que opõe a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Antes, houve divergências sobre a política econômica, que antagonizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e setores mais à esquerda do PT. “É um governo em disputa”, disse recentemente um ministro petista a interlocutores.
Haddad saiu vitorioso ao bancar o novo arcabouço fiscal, que sofreu oposição no próprio governo. Na disputa pela exploração na região amazônica, Marina está em desvantagem, segundo um petista que acompanha a discussão.
Há ainda disputas entre Alexandre Silveira e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que não se bicam e volta e meia acionam Lula para deliberar nas discussões que envolvem os dois.
“A dependência do Centrão criou essa situação do governo ser cada vez menos do PT”, disse ao Bastidor um deputado de uma ala mais radical do partido.
Integrantes do partido têm sido cobrados por militantes que esperam, além de mais espaço no governo, uma postura mais à esquerda. Ouvem como resposta que as cobranças são justas e válidas, mas há pouca perspectiva de mudança.
Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia MaisOAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara
Leia MaisSindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança
Leia MaisParalela na PF
Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais
Leia MaisJustiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá
Leia MaisDino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.
Leia MaisMinistro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF
Leia MaisRicardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central
Leia MaisCosta Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes
Leia MaisPor unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia Mais