Apagando Bolsonaro

Redação
Publicada em 02/01/2023 às 09:58
Lula é empossado presidente da República em cerimônia no Senado, no domingo (1º). Foto: Tauan Alencar/Câmara dos Deputados

O presidente Lula assinou ainda na noite de domingo (1º) várias medidas provisórias e decretos para desfazer ordens de Jair Bolsonaro. Os textos mais importantes foram os que endureceram as regras para aquisição de armas e munições e a possibilidade de ministros reverem a privatização de estatais, como Petrobras e Correios.

O registro de novas armas está suspenso, assim como a abertura de novos clubes de tiro. Todas as registradas desde 2019 deverão ser recadastradas em até 60 dias. Além disso, o porte terá que ser justificado, o limite de armamentos baixou de seis para três e a prática em clubes de tiro tornou-se proibida para menores de 18 anos.

Outra frente da revogação do novo governo foi a área ambiental. O novo presidente assinou decretos para investir 3,3 milhões de reais do Fundo Amazônia na reestruturação dos organismos de controle e aumentar a participação social nos conselhos institucionais do governo sobre Meio Ambiente.

Mas Lula não apagou tudo o que Bolsonaro fez. Manteve, pelos próximos 60 dias, a isenção aos impostos sobre combustíveis determinada por Bolsonaro meses antes da disputa presidencial.

Sigilos

Lula também iniciou o processo de revisão dos sigilos impostos por Bolsonaro em diversos casos, como o que beneficiou a ficha do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e quanto foi gasto no cartão corporativo da Presidência da República. O petista deu 30 dias para que a Controladoria-Geral da União revise todas as razões que embasaram os segredos e opine se os mantêm ou não.

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais

Alcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad

Leia Mais

Pare o leilão

16/06/2025 às 12:10

MPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas

Leia Mais

Pesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula

Leia Mais

Ministro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram

Leia Mais

TCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento

Leia Mais

Não Podemos

13/06/2025 às 17:45

PSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado

Leia Mais

Viagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga

Leia Mais

MPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre

Leia Mais