A sabotagem petista

Nonato Viegas
Publicada em 20/12/2022 às 09:07
Lula foi alertado por aliados sobre risco de deixar o PT hegemônico em seu governo Foto: Claudio Reis/Agência Enquadrar/Folhapress

A irritação com o futuro governo entre aliados ao centro e mesmo em setores mais progressistas, que aderiram a Lula no segundo turno está silenciosa, mas poderá causar problemas ao futuro governo.

Está se engolindo a contragosto a postura hegemônica do PT, como se Lula tivesse levado a fatura no primeiro turno ou com grande diferença de voto. Não foi assim.

Entre aliados, engoliu-se a escolha de Luiz Marinho para o Ministério do Trabalho e a possível escolha de Camilo Santana para a Educação, em atropelo de uma aliada.

Há ainda a insatisfação com a tentativa do PT de tirar o Desenvolvimento Social e o seu Bolsa Família de Simone Tebet e até mesmo o Ministério das Cidades, com o Minha Casa Minha Vida, do PSB ou do Psol.

O PT quer ainda Esporte e Direitos Humanos. Mas não só. A legenda resiste a nomes sugeridos por Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, para compor a equipe de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda.

É menos porque gostam de Tebet, porque defendem o PSB ou Psol ou acham Alckmin um grande headhunter. É somente porque veem que os petistas estão achando que o governo pode ser apenas deles.

Lula foi alertado por um aliado emedebista no fim de semana para o risco de seu governo perder logo de início o apoio do centro e até de partidos da ala progressista.

Lula só ganhou porque forças de centro e de centro-direita apoiaram sua candidatura no segundo turno e, ainda assim, a diferença tão estreita para seu adversário recomenda humildade.

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais

Alcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad

Leia Mais

Pare o leilão

16/06/2025 às 12:10

MPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas

Leia Mais

Pesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula

Leia Mais

Ministro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram

Leia Mais

TCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento

Leia Mais

Não Podemos

13/06/2025 às 17:45

PSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado

Leia Mais

Viagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga

Leia Mais

MPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre

Leia Mais