A jogada de Jaques Wagner
Depois de avisar o presidente Lula que precisava fazer um gesto para a oposição, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (BA),votou a favor da PEC que mexe com as decisões individuais do Supremo Tribunal Federal. Contrariou até a orientação do PT.
Discretamente, o governo fez movimentos contra a PEC, mas viu que perderia —e assumiria uma derrota que, ao cabo, não deveria ser sua. Por puro pragmatismo, o líder do governo votou a favor das limitações das decisões monocráticas.
A esperança de Wagner com o gesto é sensibilizar senadores da oposição menos ideológica, de modo a garantir vitórias nas pautas econômicas do governo nas próximas semanas. Saiu elogiado por parte dela.
Como adiantou o Bastidor, o Senado decidiu tirar da PEC o prazo de seis meses como tempo limite de um pedido de vista. A medida alargava o período regulamentar, que hoje é de 90 dias, mas manteve a proibição de que uma decisão individual suspenda leis e atos dos chefes de Poder.
O próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acrescentou ainda uma emenda para que tanto o governo como o Congresso possam se defender por seus representantes legais quando seus atos forem considerados inconstitucionais pelo STF.
Empresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia Mais