A desconfiança de Lira

Alisson Matos
Publicada em 05/06/2024 às 08:46
Lira não quis deixar margem para o governo propor votar o trecho em separado. Foto: Rubens Cavallari/ Folhapress

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não engoliu a história de que a retirada do trecho que prevê a retomada da taxação federal sobre importações de até 50 dólares do PL do Mover seja obra somente do relator Rodrigo Cunha (Podemos-AL).

A relação do senador com o deputado não é a mesma nos últimos meses, mas Lira atribui a lideranças governistas, em especial a Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), articulações que deram a Cunha a segurança que faltava.

Antes de o relator apresentar o parecer, Randolfe ameaçou orientar voto contrário caso a oposição tentasse colar a tributação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração não caiu bem para lideranças da Câmara, que já consideravam o assunto pacificado após acordo entre Lira e o Palácio do Planalto.

Quando soube da retirada do trecho do parecer, Lira não buscou Randolfe ou Jaques Wagner (PT-BA), mas sim o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está na Itália. Quis saber se o governo era incapaz de cumprir o acordo selado na semana passada.

Senadores do PT disseram que não houve negociação com Cunha antes de ele apresentar o parecer. Lira não acreditou e disse a interlocutores que, até para o nível de trapalhadas da articulação política do governo, essa soaria exagerada pela ingenuidade ou incompetência.

A desconfiança de Lira o fez declarar que, sem a taxação no PL do Mover, o projeto corre o risco de ser engavetado caso volte à Câmara. Não quis deixar margem para o governo propor votar o trecho em separado.

Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais