A ciumeira pela Sudene
Dado com bem-sucedido, o acordo que selou a ida do ex-deputado Danilo Cabral, do PSB, para a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) não passou sem causar cicatrizes.
Dentro do próprio PSB e entre aliados do governo restou uma amargura. É que o mesmo grupo político, de Pernambuco, ficou com o Banco do Nordeste e com a Sudene. Um tem o orçamento de 35 bilhões de reais; e o outro, de 78 milhões.
Em março, para ocupar a posição à frente do BNB, o ex-governador Paulo Câmara se desfiliou do PSB. Mas permanecem seus laços com a legenda, para onde foi levado por Eduardo Campos. Sua saída da legenda ocorreu como forma de garantir a nomeação.
O cargo a Câmara era uma questão de honra, porque o então governador batalhou internamente para garantir o apoio do PSB a Lula. Foi recompensado. E não ficou aí.
Agora, na tentativa de garantir o apoio fiel da bancada, o governo dá outro bom cargo ao partido, o comando da Sudene.
Um dos que não gostaram do espaço dado ao PSB —e principalmente pelo conjunto do orçamento— está o Solidariedade, de Paulinho da Força e de Marília Arraes, que chegou a ser cotada para o ministério.
Ela queria a Sudene. Não conseguiu. Um dos motivos é que o cargo era prometido ao senador Humberto Costa (PT-PE) - que desistiu de colocar um assessor seu para indicar Cabral e garantir a aliança de PT e PSB no estado, de quem é fiador há anos.
Marília nunca se deu com Costa. Foi do PT e saiu da legenda brigada com o grupo petista em Pernambuco. Manteve, porém, proximidade com Lula, para quem pediu votos durante a campanha do ano passado. Ela quis, mas não levou. Aguarda, ainda, para ver onde o presidente vai alocá-la.
Também não ficaram felizes, pelo mesmo motivo —o tamanho do orçamento controlado por Pernambuco— outras seções do PSB, como Rio Grande do Sul e São Paulo.
Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia Mais