A ajuda de Doria

Nonato Viegas
Publicada em 06/12/2023 às 09:00
Ex-governador de São Paulo é visto como possível bom interlocutor com setores da economia Foto: Bruno Santos/Folhapress

Por orientação de Lula, o ministro Alexandre Padilha (Relações Exteriores) procurou o ex-governador João Doria para uma conversa. O presidente quer promover uma aproximação do empresariado e acha que Doria é a pessoa ideal para, adiante, promover interlocução, principalmente com “o PIB democrático”.

Desde que deixou o PSDB, João Doria se dedica ao Lide, sua empresa que reúne dentro e fora do país empresários, políticos e integrantes da justiça. A teoria de um aliado é que Lula deve tentar promover uma discussão “mais serena e profunda” sobre eventuais correções no sistema político atual (aqui).

O presidente anda preocupado com a distorção de poderes entre Congresso e Executivo, principalmente no que diz respeito ao controle do orçamento. Atualmente, sobra pouco para o governo gastar com o que acredita ser prioritário.

Não é raro os ministros terem de recorrer ao Congresso e suas emendas impositivas. O PAC, por exemplo, em que o governo tenta seduzir os parlamentares a direcionar as suas verbas para que consiga dar alguma robustez ao programa.

Depois do encontro de Padilha com Doria, foi a vez do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Os dois estavam rompidos há cinco anos, depois que o vice insinuou traição de seu ex-pupilo.

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais

Deputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação

Leia Mais

PGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições

Leia Mais

Defensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe

Leia Mais

Advogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador

Leia Mais