Perdeu, Ibaneis
O Supremo Tribunal Federal já tem maioria para manter o afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federal por 90 dias. O político isolado no MDB está fora do cargo desde a madrugada de segunda-feira (9), por decisão de Alexandre de Moraes, que viu omissão da gestão da capital para conter o golpismo bolsonarista que barbarizou a Praça dos Três Poderes.
Além de Moraes, relator do caso, votaram os ministros: Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin e Gilmar Mendes. Faltam se posicionar: André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.
Barroso, Lewandoswki e Rosa são votos praticamente certos pela manutenção do afastamento. A esperança de Ibaneis para suavizar minimamente sua derrota está nas mãos de Mendonça e Kassio - os dois foram indicados por Jair Bolsonaro para o STF.
Mendonça fez tudo o que o ex-presidente quis mesmo antes de integrar a corte, quando foi Advogado-Geral da União e Ministro da Justiça do capitão reformado que fugiu para os EUA. Já Nunes Marques costuma optar pela política ao invés dos colegas de Supremo.
Polícia na cadeia
Anderson Torres e o coronel Fabio Augusto, da PM do DF, também estão em maus lençóis, porque a prisão da dupla - determinada ontem (10) por Moraes - foi mantida pelo Supremo. Assim como no caso de Ibaneis, o placar está 6 a 0.
Leia os relatórios e votos liberados por Moraes até agora:
2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia Mais