O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, foi preso nesta sexta-feira (26), no Aeroporto Internacional de Assunção, no Paraguai. Condenado a 24 anos de prisão por ter atuado na tentativa de golpe de Jair Bolsonaro, ele rompeu a tornozeleira eletrônica que usava e fugiu ao país vizinho, na noite de Natal.
Ele estava com um passaporte paraguaio original, adulterado com sua foto. Ao ser identificado, recebeu voz de prisão e deve passar por audiência de custódia. A prisão foi possível porque o Brasil emitiu um alerta a todos os vizinhos, assim que a tornozeleira foi rompida.
Extradições do Paraguai para o Brasil são feitas de forma acelerada, em virtude de acordos bilaterais voltados principalmente ao combate ao crime organizado. Com isso, Vasques pode ser entregue as autoridades brasileiras ainda neste fim de semana.
Segundo as autoridades locais, ele tentava embarcar em um voo para El Salvador. A Polícia Federal informou que ele saiu de casa acompanhado de um cachorro pitbull. Ele estava em um carro alugado. Não há informações sobre a presença de outras pessoas no momento da prisão.
A vigilância nas áreas de fronteira terrestre entre o Brasil e o Paraguai, embora reforçada, sempre foi pouco eficaz. Mesmo em Foz do Iguaçu, onde existe o maior tráfego de veículos e pessoas entre os dois países, a vigilância é feita por amostragem. Não é exigida a apresentação de documentos para se circular de um lado ao outro.
Apesar de já estar condenado, ainda não havia ordem de prisão contra Vasques porque seu processo ainda não transitou em julgado.
Entretanto, por estar submetido a vigilância com o uso da tornozeleira, ele passou a ser considerado foragido assim que rompeu o equipamento. Na tarde desta sexta-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes emitiu mandado de prisão preventiva contra Vasques.
Vasques foi condenado por ter usado a estrutura da PRF para tentar interferir na eleição de 2022. O objetivo, conforme a Procuradoria-Geral da República, era dificultar o acesso de eleitores do então candidato Lula a locais de votação no Nordeste.

