Parceira da XP perde

Alisson Matos
Publicada em 07/12/2024 às 06:00
A operação financeira recomendada pela Messem fugia do perfil do cliente, um idoso de 70 anos Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma assessoria de investimentos credenciada à XP a pagar 150 mil reais a um cliente que diz ter sido enganado e incentivado a fazer operações financeiras que fugiam do seu perfil. O caso foi revelado pelo Bastidor em setembro.

O cliente, um idoso de 70 anos, aplicou 1 milhão de reais na Messem Investimentos. Investiu 200 mil reais no produto “XP COE Financiado – Ouro: Dobro ou Alta Limitada 3” e, paralelamente, tomou 800 mil reais de empréstimo junto à XP.

A dívida ultrapassou os 100 mil reais somente em juros - o que, segundo a defesa, contrariava o discurso do assessor financeiro e da Messem de que a operação não teria risco.

O desembargador Sá Duarte, relator da apelação da Messem contra a indenização, considerou que o agente financeiro da empresa tinha conhecimento de que era importante para o cliente que o investimento fosse seguro e de baixo risco.

Acrescentou que a Messem não conseguiu demonstrar que a operação com COE (Certificado de Operações Estruturas) e CDC (Crédito Direto ao Consumidor) celebrado com a XP fosse pertinente ou lucrativa para o cliente.

Caso não é único

Como mostra o Bastidor desde agosto, associados da XP e regularizados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) convencem clientes a apostar em investimentos de alto risco sem a devida explicação das chances de perdas substanciais.

Em um dos episódios, a XP foi acusada de coagir um funcionário a pressionar o próprio pai para contratar um empréstimo considerado de risco. Em tese, a conclusão do negócio ajudaria o filho a consolidar sua carreira na corretora de valores.

Em outro, o proprietário de uma empresa de investimentos no interior de São Paulo acusa judicialmente a XP e um dos seus assessores de recomendarem aplicações de “altíssimo risco” que resultaram em “graves prejuízos”.

Apagou geral

28/04/2025 às 11:32

Portugal, Espanha e outros países da Europa vivem dia de apagão, com causas ainda desconhecidas

Leia Mais

Supremo se articula e evita que prisão de Collor fique só na conta de Moraes

Leia Mais

Fux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido

Leia Mais

Tribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores

Leia Mais

Sidônio x Lupi

25/04/2025 às 16:00

Aliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom

Leia Mais

Gilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar

Leia Mais

Não para Glauber

25/04/2025 às 12:24

Alex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol

Leia Mais

Flávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas

Leia Mais

Partido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026

Leia Mais

Collor preso

25/04/2025 às 09:40

Condenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal

Leia Mais

Mesa Diretora da Câmara cassa o mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco

Leia Mais

Alexandre de Moraes determina prisão imediata de ex-presidente, após rejeitar último recurso

Leia Mais

Recesso forçado

24/04/2025 às 19:19

Zanin prorroga afastamento de desembargadores do TJMS investigados por venda de decisões

Leia Mais

Com delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras

Leia Mais

Vazamento na XP

24/04/2025 às 15:32

Empresa diz que houve acesso não autorizado a uma base de dados, mas nenhuma operação foi feita

Leia Mais