Fala aí, Gonet

Samuel Nunes
Publicada em 17/01/2024 às 14:44
Julgamento sobre competência do ministério público é um dos mais importantes deste início de ano no STF Foto: Gabriela Biló /Folhapress

O ministro Edson Fachin determinou que a Procuradoria-Geral da República seja intimada para se manifestar novamente nas ações que questionam o poder de investigação de promotores e procuradores de justiça. O tema deve ir a julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal no dia 28 de fevereiro. É um dos mais importantes da pauta neste início de ano.

A decisão de Fachin foi tomada em virtude da troca no comando da PGR. O julgamento do caso chegou a ser iniciado no plenário virtual, em 2022, mas um pedido de destaque da PGR, à época comandada por Augusto Aras, suspendeu a análise e a encaminhou para o plenário físico. Antes de sair para as férias, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, havia pautado o julgamento para este ano.

Fachin, que está como presidente em exercício, é o relator desses processos. Ele concedeu o prazo para saber se o atual PGR, Paulo Gonet, tem interesse em reavaliar a questão e emitir novo parecer sobre o tema.

As ações que serão julgadas juntas tratam sobre a competência do Ministério Público para realizar de ofício investigações e apurações, sem, necessariamente, usar a estrutura policial para a realização de diligências. O tema é bastante controverso e veio na esteira da condução de operações como a Lava Jato.

Entidades de classe do MP argumentam que o cerceamento das atividades pode prejudicar investigações em andamento, enquanto as entidades que abriram as ações dizem que o papel dos promotores e procuradores é apenas analisar o que for obtido pela polícia e encaminhar as denúncias à Justiça, sem emitir juízo de valor, nem aprofundar as investigações por conta própria.

Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais

Empresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias

Leia Mais

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais

Pesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais

Aneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado

Leia Mais
Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais