Bolsonaro em pauta
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará do recesso nesta quinta-feira (1º) com dois processos na pauta. O primeiro trata de uma Ação Direta de Constitucionalidade (ADI), aberta pelo partido Novo, contra a Emenda Constitucional 132, de 2022. A medida, que ficou conhecida como PEC Kamikaze, concedeu uma série de benefícios sociais às vésperas da eleição presidencial daquele ano.
Entre os benefícios estavam repasse de recursos a motoristas autônomos, para ajudar no custeio do combustível, que subiu drasticamente naquele ano, devido à política em vigor na Petrobras de reajustar os preços de acordo com as cotações internacionais do barril de petróleo. Também houve reajuste no Auxílio Brasil, nome usado pelo governo passado para o Bolsa Família.
Para que os benefícios pudessem ser concedidos, o Congresso Nacional aprovou a PEC Kamikaze, que reconheceu o estado de emergência em todo o país. Com isso, foi possível liberar os recursos, às vésperas da disputa, sem que isso incorresse em crime eleitoral.
O Novo abriu o processo ainda em 2022. Em dezembro daquele ano, o caso começou a ser analisado pelo STF, no plenário virtual, mas o julgamento foi suspenso, depois de um pedido de destaque, feito pelo ministro Edson Fachin. A manobra fez com que a ação fosse parar no plenário físico, mas só dois anos depois de a Emenda estar em vigor é que o processo será julgado.
No plenário virtual, o relator, ministro André Mendonça, e o ministro Alexandre de Moraes votaram pela improcedência do pedido do Novo. Agora, ambos devem votar novamente, diante dos colegas.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais