A derrota de Zambelli

Samuel Nunes
Publicada em 30/01/2025 às 18:27
TRE-SP decide cassar diploma da deputada bolsonarista, mas ainda cabe recurso ao TSE Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu por maioria de votos cassar o diploma e, respectivamente, o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), proposta pela também deputada Sâmia Bonfim (Psol-SP).

O processo no TRE-SP trata da divulgação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, durante as eleições de 2022. Naquele ano, a deputada e boa parte da ala bolsonarista divulgaram informações que colocavam em dúvida o resultado das eleições, mas nenhum conseguiu provar as acusações.

O julgamento do caso teve início no dia 13 de dezembro, pouco antes do início do recesso do Judiciário. Na ocasião, o relator do processo, Encinas Mafra, votou pela cassação do diploma, alegando que a deputada cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ainda naquele dia, outros três juízes acompanharam o mesmo entendimento.

No retorno das atividades, nesta quinta-feira, a juíza Maria Claudia Bedotti abriu divergência ao afirmar que os vídeos de Zambelli com as informações falsas não foram suficientes para comprometer o resultado das eleições e que o uso das redes sociais tampouco a beneficiou em detrimento dos demais candidatos. Ela foi acompanhada pelo juiz Regis de Castilho.

Entretanto, o desembargador Rogério Cury acompanhou o entendimento do relator e arrematou o resultado negativo para Zambelli.

Apesar da decisão, a deputada não deverá perder imediatamente o mandato, pois ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nota publicada nas próprias redes sociais, Zambelli disse que é vítima de perseguição política e que continuará no mandato até o julgamento dos recursos.

A qualquer custo

06/02/2025 às 19:25

Ex-funcionário afirma que XP pressiona assessores a oferecer ativos de risco a clientes moderados

Leia Mais

Serviço de bordo

06/02/2025 às 13:46

Governo acompanhará voo de brasileiros extraditados dos EUA, mas não garante fim das algemas

Leia Mais

Polícia Federal vai investigar a atuação de facções criminosas no setor de combustíveis

Leia Mais

Queimou a largada

06/02/2025 às 10:11

Ex-diretora da Oi pagará 420 mil reais à CVM por vazamento de informação

Leia Mais

Não perdem uma

05/02/2025 às 21:43

Carf contraria Fazenda e decide que Itaú não deve pagar 2,4 bilhões de reais por compra do Unibanco

Leia Mais

Sob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão

Leia Mais

Governo amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana

Leia Mais

Diretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista

Leia Mais

Empresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP

Leia Mais

Penduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais

Leia Mais

Castro escapa

04/02/2025 às 22:27

TRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha

Leia Mais

Órgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar

Leia Mais

Ministro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares

Leia Mais

Decisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli

Leia Mais

Barroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino

Leia Mais