Mais perto do bye, bye

Redação
Publicada em 06/12/2024 às 15:15
Derrota da ByteDance coloca em risco continuidade do TikTok nos Estados Unidos, principal mercado da plataforma chinesa Foto: Pixabay

A Corte de Apelações do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, rejeitou o pedido da ByteDance, dona do TikTok, para declarar a inconstitucionalidade da lei que determina a venda da rede social para que ela possa continuar operando no país. Caso isso não mude, o aplicativo pode ser bloqueado em meados de janeiro.

Em abril, o presidente Joe Biden sancionou uma lei que obriga a venda do TikTok para uma companhia com sede nos Estados Unidos. O governo alega que a plataforma funciona como um serviço de espionagem que fornece dados dos usuários ao governo chinês, o que a ByteDance nega.

Embora já esteja em vigor, a lei dá nove meses para o TikTok se enquadrar - o prazo se encerra em janeiro. Esse período pode ser postergado por outros três meses, se houver necessidade. No entanto, a troca de propriedade não é simples.

Em primeiro lugar, a ByteDance afirma que não tem a menor intenção de se desfazer da rede social, nem mesmo de maneira parcial. Além disso, caso uma empresa de outro país assuma o controle, isso implicaria na transferência de tecnologias para os novos donos, o que esbarra nas leis chinesas de exportação.

O futuro presidente, Donald Trump, diz ser apoiador do TikTok, mas ainda não disse como lidará com o eventual bloqueio. No meio da guerra comercial que pretende travar com a China, é pouco provável que traga alguma solução favorável à rede social.

Os Estados Unidos são o maior mercado da ByteDance, com 146 milhões de usuários cadastrados no TikTok. O Brasil, com quase 100 milhões de pessoas no aplicativo, é o terceiro; a Indonésia ocupa a segunda posição.

A comunidade do TikTok evoluiu de dancinhas e vídeos de dublagem para um canal de informações, por vezes em tempo real. No Brasil, a rede participa das iniciativas do Judiciário para conter a proliferação de notícias falsas e discurso de ódio, embora suas ferramentas de controle sejam falhas.

Curiosamente, o TikTok não está disponível na China, seu país de origem. O acesso é proibido por meio de aparelhos de estrangeiros e apenas a versão chinesa da plataforma é de livre acesso aos cidadãos. O aplicativo Douyin, também da ByteDance, tem cerca de 600 milhões de usuários. Ambos têm funções semelhantes, mas não há interação entre os usuários de uma plataforma e de outra.

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais