No PT, há gente insatisfeita com Geraldo Alckmin, que é vice-presidente e o ministro da Indústria e Comércio. Não é que ele conspire contra o governo de Lula, longe disso: o motivo da insatisfação é que ele tem feito bem seu trabalho.

A seção de paulista do PT está certa de que Alckmin, ao circular bem entre setores produtivos, falar bem com prefeitos e avançar sobre movimentos sociais, como quando foi à feira do MST, seu projeto é disputar a Presidência da República em 2026 e, ao mesmo tempo, construir uma base do PSB em São Paulo.

Para o PT, que tem uma fila de candidatos para substituir Lula, a projeção de Alckmin é ruim. O problema, para os petistas, é que Lula não abriu —ainda— espaço para intriga contra seu vice, de quem fala bem.

Mas na legenda há quem se preocupe até se Alckmin não quiser concorrer para presidente. Neste caso, o temor é que ele queira disputar o governo de São Paulo. A interlocução de agora lhe permitiria ser competitivo em qualquer posição.