Lula diz que Ciro Gomes não vai liderar terceira via

Publicada em 30/04/2021 às 09:46
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Lula afirmou a aliados que Ciro Gomes terá dificuldade para ampliar as forças políticas na campanha para presidente do ano que vem. Na avaliação do ex-presidente, o pré-candidato do PDT tem criticado todos os governos recentes, de FHC a Bolsonaro, o que mostra falta de habilidade para uma liderança agregadora.  

Exemplo dessa postura, segundo Lula, é o vídeo recentemente divulgado por Ciro no qual diz que os problemas enfrentados pelos brasileiros atualmente foram provocados pelo modelo econômico iniciado na gestão de Fernando Henrique Cardoso, passando por Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. A ideia foi de um velho conhecido do PT, o marqueteiro João Santana.

Para Lula, vaidades, ambições e divergências vão frustrar quem aposta na terceira via unida no primeiro turno com Ciro Gomes, João Dória, Eduardo Leite, Luiz Mandetta, João Amoedo, Luciano Huck, Danilo Gentile, Marina Silva e Joaquim Barbosa.

O ex-presidente orientou o PT a não responder às críticas a ele ou ao partido. Recentemente, Ciro Gomes afirmou que viajaria “com muito mais convicção” para Paris se o segundo turno de 2022 for entre Lula e Bolsonaro. Em 2018, ele foi criticado por se ausentar da campanha do petista Fernando Haddad.