A AGU de Lula tira Wallace do jogo

Brenno Grillo
Publicada em 03/02/2023 às 16:46
Wallace Leandro foi suspenso pelo COB após publicar foto segurando arma de grosso calibre e perguntando aos seus seguidores se alguém atiraria em Lula. Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress

O jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza foi suspenso de competições nesta sexta-feira (3) pelo Comitê Olímpico Brasileiro, após publicar, no Instagram, foto segurando espingarda calibre 12 e perguntando aos seguidores se alguém atiraria em Lula. A suspensão durará até o fim do processo ético.

O COB iniciou a investigação ética contra Wallace logo após a publicação da foto pelo atleta e da reclamação do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, no Twitter, em 31 de janeiro. No dia seguinte, a Advocacia-Geral da União apresentou a representação ao comitê. O peso político da peça foi fundamental para a decisão do COB.

A AGU acusa o atleta de afrontar o código de ética esportivo e a lei penal ao incitar ódio contra Lula. O mesmo pedido também foi apresentado ao Comitê Brasileiro de Vôlei, que ainda não decidiu sobre o assunto. Após a repercussão do caso, Wallace pediu desculpas no Instagram.

No COB, o relator do caso, o desembargador do TRF1 Ney Bello, afirmou que Leandro tem mais responsabilidade sobre o que fala por ser atleta. "Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais", disse.

Tá só começando

O caso de Wallace não deverá ser isolado nem acabar na esfera esportiva. A AGU afirmou ao Bastidor que "adotará todas as medidas cabíveis" contra o atleta, porque considerou a conduta "grave", por envolver "ameaças aos titulares dos Poderes", ou seja, "ameaças às instituições republicanas".

Questionada pelo Bastidor se a representação de pessoas que propagarem discursos violentos será uma praxe, a AGU respondeu que atuará "sempre a partir de solicitação do agente ou órgão público e dependerá de uma análise técnica e jurídica do caso concreto".

A AGU afirmou ainda que o alcance das afirmações será um dos fatores avaliados. "No caso das representações específicas feitas em face do atleta [Wallace Leandro], foi destacado que ele goza de maior exposição pública que potencializa o alcance da incitação ao crime", explicou a AGU.

Mas pode?

A AGU tem seu argumento para se envolver no caso Wallace Leandro. Mas há dúvidas quanto a essa competência. Um advogado especializado em Direito Público afirmou não ver qualquer indício de relação entre a postagem do jogador vôlei e o governo Lula. Destacou que a mensagem é direcionada a Lula, não ao presidente da República.

"A AGU tem competência para assessorar o presidente da República em assuntos de natureza jurídica. São consultas, pareceres, representação judicial. Porém, nesse caso [de Wallace], são associações de natureza civil", detalhou.

Leia as representações apresentadas pela AGU contra Wallace Leandro, a decisão do COB suspendendo o atleta de competições e a publicação do jogador de vôlei no Instagram:

Avanço da PEC do Quinquênio é compromisso de Pacheco e Alcolumbre com integrantes do Judiciário

Leia Mais

Pressa para gastar

18/04/2024 às 19:00

Plenário do Senado começará a decidir sobre a PEC do Quinquênio a partir da próxima semana

Leia Mais

Governo volta a colocar Alexandre Padilha no centro do controle das emendas parlamentares

Leia Mais

Defesa de Bolsonaro é apenas uma justificativa para ato de pré-campanha eleitoral

Leia Mais

CCJ do Senado aprovou projeto que reintegra o quinquênio aos salários do Judiciário.

Leia Mais

Salomão retirou Moro do procedimento que suspendeu a atuação de quatro magistrados federais.

Leia Mais

MP no CNJ e defesa de magistrados alegam não haver razão para corregedoria processar quarteto.

Leia Mais

Pacheco segura

16/04/2024 às 15:14

Senador atende ao governo e adia sessão do Congresso que vai analisar vetos de Lula

Leia Mais

Após demitir primo do presidente da Câmara, governo recorre ao deputado para escolher substituto.

Leia Mais

Nísia Trindade volta ao Congresso e ouve críticas diretas sobre a falta de repasses na Saúde.

Leia Mais

Manobra derrubada

16/04/2024 às 13:29

Decisão de diretor-geral da ANM, que aumentou beneficiários do CFEM, é derrubada por colegas

Leia Mais

Forçou a barra

16/04/2024 às 09:11

Salomão truca Barroso no plenário do CNJ.

Leia Mais

Decisões de Salomão para afastar juízes do TRF4 não explicam direito razões para tirá-los dos cargos

Leia Mais

O Rei Salomão

15/04/2024 às 14:42

Corregedor Nacional de Justiça afasta, sozinho e sem PAD, quatro juízes que atuaram na Lava Jato.

Leia Mais

AGU discorda de resolução do governo do Pará que delega às cidades a competência para licenciamento

Leia Mais