Especulação da compra da Latam pela Azul terá audiência pública

Publicada em 10/06/2021 às 20:14
Foto: Folhapress

A Câmara vai realizar uma audiência pública para discutir os impactos de uma eventual compra da Latam pela Azul. O pedido aprovado foi feito pelo deputado Eduardo Bismarck, do PDT. A maior preocupação é com prejuízos aos consumidores.

Ainda não foi definida a data dessa audiência pública que deve ser realizada na comissão de turismo com as participações dos presidentes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Barreto de Souza, da Agência Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noma, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz e do ministro do Turismo Gilson Machado.

A Comissão de Valores Mobiliários também vai investigar se as declarações de executivos da Azul sobre a possibilidade de estudar a compra de concorrente respeitaram as normas legais do mercado de capitais sobre a transparência de informações sobre a dívida consolidada da empresa e sobre a variação do preço da ação em junho.

Advogados especializados em defesa da concorrência afirmam que se a compra da Latam pela Azul se concretizar terá de enfrentar uma análise complexa no Cade e dificilmente seria aprovada sem restrições. A rejeição de um negócio como esse não foi descartada.